100 SHAKESPEARE

Release

“Somos feitos da mesma matéria de que são feitos os sonhos”
William Shakespeare
A Tempestade

Proposta:
Nossa proposta traz em seu título, uma provocação: são 100 cenas de Shakespeare ou um espetáculo sem Shakespeare?

Os clássicos nos apaixonam e nos libertam…
Quatro atores/manipuladores saem de quatro caixas e se deparam com 43 bonecos ao seu redor esperando apenas por alguém que lhes dê vida. Quais peças serão mostradas? É assim que se inicia 100 Shakespeare.

Apropriando-se de diversas técnicas de manipulação, como o bunraku, luz negra e a manipulação direta, os atores movimentam os bonecos interagindo com eles e também entre si, criando cenas que releem de uma forma não-convencional as estórias do bardo. Um boneco que perde a cabeça é Hamlet, uma boneca sensual que se relaciona com a plateia provoca Otelo em seu ciúme doentio, manipuladores jantam os próprios bonecos remetendo ao famoso banquete de Titus Andrônicus, esse é o caminho da montagem, feita quase sem uso da palavra.

Apesar da grande beleza dos textos shakespearianos e da força de seus versos, a opção por suprimi-los trouxe à tona, de uma forma totalmente imagética, a riqueza humana de suas obras. Aprofundando-se em seus personagens é possível reconhecer seus medos, desejos, paixões; sentimentos que existem em cada um de nós e que compõem a figura humana. Percebe – se que Shakespeare vai muito além do retrato de uma época: ele disseca o homem em sua essência. Nessa motivação foram criadas “cenas sínteses”, selecionadas de nove peças do dramaturgo inglês: Hamlet, O Mercador de Veneza, Romeu e Julieta, Macbeth, Otelo, Sonho de uma noite de Verão, Rei Lear, Ricardo III e Titus Andrônicus. Releituras muitas vezes bem – humoradas feitas a partir das impressões pessoais de cada um que ajudou a criar essa montagem, e que propõem um ponto – de – vista muito particular sobre cada texto.

O espetáculo é realizado em espaços pequenos e com uma iluminação que cria uma atmosfera intimista, aproximando o público dessas sensações e convidando – o a enxergar além das peças escolhidas, tornando – o mais um nessa releitura das “emoções Shakespearianas”.
Enfim, 100 Shakespeare é um trabalho autoral sobre os sentimentos que a obra de Shakespeare desperta em todos nós porque fazem parte de nossa essência como seres humanos.

Sinopse:
Na montagem, feita quase sem o uso das palavras, os atores movimentam os bonecos interagindo com eles e também entre si, criando cenas que relêem de uma forma não – convencional as histórias de Shakespeare. No enredo, cenas que remetem a várias peças do autor, como um boneco que procura a própria cabeça (Hamlet), uma boneca sensual que provoca Otelo em seu ciúme doentio e manipuladores que jantam os próprios bonecos (sugestão ao famoso banquete de Titus Andrônicus). Além destas, outras seis peças (Mercador de Veneza, Romeu e Julieta, Macbeth, Sonho de uma noite de verão, Rei Lear e Ricardo III) são recontadas sem deixar de lado as características do grupo Pia Fraus em seus 23 anos de trabalho: a não – linearidade, o pouco uso da palavra, a força das imagens, a relação boneco – ator e as máscaras.

Duração: 60min

Ficha técnica

Concepção/Dramaturgia/ Iluminação: Beto Andretta

Direção e Preparação Corporal: Wanderley Piras

Elenco: Sidnei Caria, Fábio Caniatto, Josafá Filho, Camila Ivo

Trilha Sonora: Gustavo Bernardo

Criação de Bonecos: Beto Lima e Sidnei Caria

Direção de Arte e Figurinos: Sidnei Caria

Confecção de Bonecos e Material Cênico: Sidnei Caria, Silas Caria, Lucas Luciano, Tetê Ribeiro, Dino Soto