A LENDA DO GUARANÁ

Release

“A Lenda do Guaraná” , é uma adaptação da história dos índios Maués, sobre a origem de sua gente e do Guaraná.
Conta a tradição, que a Guaraná nasceu dos olhos de um menino. Existiam três irmãos , dois rapazes e uma moça, que era cobiçada por todos, causando ciúme aos irmãos que a queriam sempre por perto por causa dos seus conhecimentos sobre plantas medicinais. Certo dia, uma cobra ficou a espreita e a tocou levemente, engravidando-a .
A mitologia indígena conta que para uma mulher engravidar, basta que seja tocada por alguém que a deseje e ame. Desse contato, nasceu um curumim bonito e forte.
Quando cresceu, o curumim ouviu sua mãe dizer que tinha plantado para ele uma castanheira, mas que seus irmãos tomaram o terreno e a expulsaram. Ele então decidiu comer as castanhas. Só que o lugar estava sob a guarda de bichos, que o denunciaram aos tios. Pressentindo a morte do filho, a índia correu para defendê-lo, mas o curumim já estava morto. Desesperada, ela jurou dar continuidade á sua existência. Tirou-lhe o olho direito e plantou na terra, de onde nasceu o guaraná, exclamando “você será a maior força da natureza, fará bem à todos os homens e os curará, e os livrará das doenças.

Passado algum tempo, a índia foi atraída por ruídos na sepultura de seu filho, quando uma criança saiu de dentro, era seu filho que havia renascido.

Ficha Técnica

Roteiro e Direção: Beto Andretta e Beto Lima

Direção de arte, criação de bonecos, figurinos e cenário: Beto Lima

Trilha sonora: Marco Boaventura e Gustavo Bernardo

Coreografia: Ricardo Iazetta. Beto Andretta e Beto Lima

Elenco: Beto Andretta, Simone Melo, Sidnei Caria e Isabela Graeff

Produção: Pia Fraus