PRIMEIRAS ROSAS

Release

O novo espetáculo adulto da Pia Fraus é baseado em quatro contos do livro Primeiras Estórias, de Guimarães Rosa.
As margens da alegria, A terceira margem do rio, O cavalo que bebia cerveja e Sequência foram as histórias escolhidas. Com um respeito enorme e uma grande liberdade, damos nosso depoimento sobre esse precioso livro de Guimarães Rosa.

Com a concepção da peça a cargo de Beto Andreetta, da Pia Fraus, foram convidados Alexandre Fávero, Miguel Vellinho, Carlos Lagoeiro e Wanderley Piras para dirigirem, cada um a sua maneira, uma das histórias escolhidas.
Alexandre Fávero (da Cia. Lumbra, de Porto Alegre) dirige As margens da alegria, utilizando a técnica de teatro de sombras. Miguel Vellinho (da PeQuod, do Rio de Janeiro) trabalha a integração da interpretação atoral a um rigoroso trabalho de confecção e manipulação de bonecos para narrar A terceira margem do rio.

Carlos Lagoeiro (do Teatro Munganga, da Holanda) se utiliza de pequenos bonecos manipulados em frente ao público e projetados em grandes telões para contar a origem da história O cavalo que bebia cerveja.

Wanderley Piras (da Cia da Tribo, de São Paulo) tem a responsabilidade de realizar a costura entre as histórias fragmentando Sequência, a história de uma vaquinha que tenta retornar ao seu lugar de origem. Através de mesas, que se deslocam pelo palco, nossa vaquinha (um boneco manipulado por vários atores) vai de encontro a sua terra natal.

Este espetáculo é o marco das comemorações dos 25 anos da Pia Fraus, marcando também o retorno a pesquisa da obra de um autor brasileiro após 13 anos trabalhando com clássicos universais e o intercâmbio com diferentes grupos de teatro de animação, para juntos celebrarem sua longa jornada teatral.

DURAÇÃO: 60 minutos
Faixa Etária: a partir dos 14 anos

Ficha Técnica

Concepção: Beto Andreetta
Direção: Alexandre Fávero, Carlos Lagoeiro, Miguel Vellinho e Wanderley Piras.
Elenco: Fernando Sofiatti, Mariane Gutierrez, Melina Menghini, Ronald Liano, Mateus Romero e Andrea Ravanelli.
Cenografia: Beto Andreetta (Sequência), Marion Hoekvald (O cavalo que bebia cerveja), Carlos Alberto Nunes (A Terceira Margem do Rio) e Alexandre Fávero (As margens da alegria).
Direção de Arte: Carlos Alberto Nunes (A Terceira Margem do Rio), Sidnei Caria (Sequência), Marion Hoekvald (O cavalo que bebia cerveja) e Alexandre Fávero (As margens da alegria)
Figurinos: Telumi Hellen
Concepção de luz: Renato Machado
Trilha Sonora: Beto Andreetta (As margens da Alegria e Sequência – baseada em músicas de Paulo Freire), Carlos Lagoeiro e Pedro Noyziman (O cavalo que bebia cerveja) e Maurício Durão (A terceira margem do rio)
Operador de som: Rafael Motta
Operador de luz: Jean Mahoto
Administração: Jackson Íris
Produção: Pia Fraus

Necessidades Técnicas

DIMENSÕES MÍNIMAS
10m (largura) x 08m (profundidade) x 06m (altura)

SOM
sistema de PA e amplificação compatível com o espaço
02 retornos de palco
01 amplificador de potência para retorno
04 microfone Heat Set
01 microfone de teto
01 microfone bastão com pedestal
02 CDs players
01 técnico para montagem

LUZ (SE FOR NO TEATR0)

Faremos a adaptação de acordo com o rider técnico do teatro.

PALCO
02 pontos de energia 220V
02 ponto de energia 110V
* são necessárias pernas e coxias com pelo menos 1,5m.

DESCRIÇÃO DO CENÁRIO
Telão para projeção
Mesas com rodas
Cadeiras

ROOM LIST
9 pessoas (06 atores e 03 técnicos)