Imprensa – Primeiras Rosas

IMPRENSA

Pia Fraus apresenta “Primeiras Rosas” no Pés no Chão

Diário do Litoral Norte

Nesta sexta, sábado e domingo, às 20 horas, o Espaço Cultural Pés no Chão traz a Cia. Pia Fraus com seu novo espetáculo “Primeiras Rosas”, contemplado pelo ProAc, da Secretaria de Estado da Cultura. Em 2008, o grupo encantou o público de Ilhada, no antigo prédio do Pés no Chão, com “100 Shakespeare”.

“Primeiras Rosas” é um trabalho baseado em quatro contos do livro “Primeiras Estórias”, de Guimães Rosa: “As margens da alegria”, “A terceira margem do rio”, “O cavalo que bebia cerveja” e Sequência”. A concepção da peça é Beto Andreetta, da Pia Fraus, que convidou Alexandre Fávero (da Cia. Lumbra, de Porto Alegre), Miguel Vellinho (da PeQuod, do Rio de Janeiro), Carlos Lagoeiro (do Teatro Munganga, da Holanda) e Wanderley Piras (da Cia. da Tribo, de São Paulo) para dirigirem, cada um a sua maneira, uma das histórias escolhidas.

O espetáculo reprenta um marco nas comemorações dos 25 anos da Pia Fraus, estabelecendo também o retorno do grupo à pesquisa da obra de um autor brasileiro, após 13 anos de trabalho com clássicos universais, assim como o intercâmbio com diferentes grupos de teatro de animação, para juntos celebrarem a sua jornada teatro.

A linha de trabalho da Pia Fraus surgiu a partir da diversidade de formação de seus componentes de seus componentes: teatro, dança, teatro de bonecos e de máscaras, circo e artes plásticas.Dessa forma, a companhia desenvolve uma linguagem que aprimora dramaticamente cada uma destas áreas e as integras, consolidando um repertório com características originais que mesclam os recusrsos do teatro de animação aos de outras linguagens.

A não-linearidade, o pouco uso da palavra, a força das imagens, a relação boneco – ator são os elementos que caracterizam os trabalhos do grupo.Nos seus 25 anos de existência, Pia Fraus produziu 21 espetáculos, apresentando-se em 19 países nos principais festivais nacionais e internacionais de teatro.

Hoje o grupo possui em seu repertório anivo 9 espetáculos: FILHOTES DA AMAZÔNIA, PRIMEIRAS ROSAS, BICHOS DO MUNDO, AS AVENTURAS DE BAMBOLINA, 100 SHAKESPEARE, OLHOS VERMELHOS, BICHOS DO BRASIL, GIGANTES DE AR e FLOR DE OBSESSÃO.

A crítica do Jornal “O Estado de São Paulo” ressalta que Pia Fraus “é um dos melhores conjuntos de artistas brasileiros dedicados ao renovado teatro de animação, que incorpora dança, máscaras, artes plásticas e circo”. Em relação as espetáculo “Primeiras Rosas”, a crítica o define como quatro maneiras de ver um universo concreto, rural e, ao mesmo tempo metafísico, através de cenas encadeadas com graça e delicadeza.